Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Domingo, 21 de Setembro de 2025

EUA e UK vetam eletrônicos em voos de "países de risco"

22/03/2017

Aeroportos de Cairo, Istambul e mais oito destinos recebem o veto

As suspeitas foram confirmadas. A partir deste sábado, passageiros embarcando em dez aeroportos do Oriente Médio e de outros locais com destino aos Estados Unidos não poderão portar nenhum tipo de dispositivo eletrônico na bagagem de mão. O Reino Unido acatou a medida e também aplicou para voos que tenham seus países como destino.

Os locais em questão são os considerados de risco de atos terroristas pelo departamento de Segurança norte-americano: Cairo (Egito), Jordânia, Istambul (Turquia), Jidá e Riade (Arábia Saudita), Kuwait, Casablanca (Marrocos), Doha (Qatar) e Dubai e Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Serão barrados quaisquer tipos de aparelhos, incluindo tablets e smartphones, que tenham mais de 16 centímetros de comprimento, 9,3 centímetros de largura ou 1,5 centímetros de espessura. Com essas características, os aparelhos Iphone, da Apple, estariam liberados do modelo Iphone 5 aos superiores.

Uma das primeiras companhias a se manifestar foi a Royal Jordanian Airlines, que ontem (21) publicou no Twitter r uma mensagem solicitando que seus passageiros não embarcassem com equipamentos eletrônicos nas cabines em voo com destino aos Estados Unidos.

“Nossa Inteligência indica que grupos terroristas continuam a tratar a aviação comercial como alvo, incluindo explosivos em vários desses itens eletrônicos, comunicou o departamento de Segurança dos Estados Unidos, também na terça-feira. “Baseado nessa tendência, nossa Administração de Segurança no Transporte, em consulta com relevantes departamentos e agências, determinou que é prudente reforçar a segurança desta maneira.”

Todos os passageiros, incluindo cidadãos americanos, decolando desses aeroportos, devem cumprir a ordem. A proibição não contemplará os voos partindo dos Estados Unidos a esses destinos “de risco”. A medida será tomada por tempo indeterminado.